A
formação do psicólogo o habilita a
atuar em qualquer uma das áreas da psicologia. Sendo assim,
segue abaixo a descrição destas áreas
de atuação da psicologia, conforme o Conselho
Federal de Psicologia:
Psicólogo especialista em
Psicologia Escolar/Educacional
Atua no âmbito da
educação formal realizando pesquisas,
diagnóstico e intervenção preventiva
ou corretiva em grupo e individualmente. Envolve, em sua
análise e intervenção, todos os
segmentos do sistema educacional que participam do processo de ensino-
aprendizagem. Nessa tarefa, considera as características do
corpo docente, do currículo, das normas da
instituição, do material didático, do
corpo discente e demais elementos do sistema. Em conjunto com a equipe,
colabora com o corpo docente e técnico na
elaboração, implantação,
avaliação e reformulação de
currículos, de projetos pedagógicos, de
políticas educacionais e no desenvolvimento de novos
procedimentos educacionais. No âmbito administrativo,
contribui na análise e intervenção no
clima educacional, buscando melhor funcionamento do sistema que
resultará na realização dos objetivos
educacionais. Participa de programas de
orientação profissional com a finalidade de
contribuir no processo de escolha da profissão e em
questões referentes à
adaptação do indivíduo ao trabalho.
Analisa as características do indivíduo portador
de necessidades especiais para orientar a
aplicação de programas especiais de ensino.
Realiza seu trabalho em equipe interdisciplinar, integrando seus
conhecimentos àqueles dos demais profissionais da
educação. Para isso realiza tarefas como, por
exemplo: a) aplicar conhecimentos psicológicos na escola,
concernentes ao processo ensino-aprendizagem, em análises e
intervenções psicopedagógicas;
referentes ao desenvolvimento humano, às
relações interpessoais e à
integração família-comunidade-escola,
para promover o desenvolvimento integral do ser; b) analisar as
relações entre os diversos segmentos do sistema
de ensino e sua repercussão no processo de ensino para
auxiliar na elaboração de procedimentos
educacionais capazes de atender às necessidades individuais;
c) prestar serviços diretos e indiretos aos agentes
educacionais, como profissional autônomo, orientando
programas de apoio administrativo e educacional; d) desenvolver estudos
e analisar as relações homem-ambiente
físico, material, social e cultural quanto ao processo
ensino-aprendizagem e produtividade educacional; e) desenvolver
programas visando a qualidade de vida e cuidados
indispensáveis às atividades
acadêmicas; f) implementar programas para desenvolver
habilidades básicas para aquisição de
conhecimento e o desenvolvimento humano; g) validar e utilizar
instrumentos e testes psicológicos adequados e fidedignos
para fornecer subsídios para o replanejamento e
formulação do plano escolar, ajustes e
orientações à equipe escolar e
avaliação da eficiência dos programas
educacionais; h) pesquisar dados sobre a realidade da escola em seus
múltiplos aspectos, visando desenvolver o conhecimento
científico.
Psicólogo especialista em
Psicologia Organizacional e do Trabalho
Atua em atividades relacionadas a
análise e desenvolvimento organizacional,
ação humana nas
organizações, desenvolvimento de equipes,
consultoria organizacional, seleção,
acompanhamento e desenvolvimento de pessoal, estudo e planejamento de
condições de trabalho, estudo e
intervenção dirigidos à
saúde do trabalhador. Desenvolve, analisa, diagnostica e
orienta casos na área da saúde do trabalhador,
observando níveis de prevenção,
reabilitação e promoção de
saúde. Participa de programas e/ou atividades na
área da saúde e segurança de trabalho,
subsidiando os quanto a aspectos psicossociais para proporcionar
melhores condições ao trabalhador. Atua como
consultor interno/externo, participando do desenvolvimento das
organizações sociais, para facilitar processos de
grupo e de intervenção psicossocial nos
diferentes níveis hierárquicos de
organizações. Planeja e desenvolve
ações destinadas a equacionar as
relações de trabalho, o sentido de maior
produtividade e da realização pessoal dos
indivíduos e grupos inseridos nas
organizações, estimulando a criatividade, para
buscar melhor qualidade de vida no trabalho. Participa do processo de
desligamento de funcionários de
organizações, em processos de
demissões e na preparação para
aposentadorias, a fim de colaborar com os indivíduos na
elaboração de novos projetos de vida. Elabora,
executa e avalia, em equipe multiprofissional, programas de
desenvolvimento de recursos humanos. Participa dos serviços
técnicos da empresa, colaborando em projetos de
construção e adaptação dos
instrumentos e equipamentos de trabalho ao homem, bem como de outras
iniciativas relacionadas a ergonomia. Realiza pesquisas e
ações relacionadas à saúde
do trabalhador e suas condições de trabalho.
Participa da elaboração,
implementação e acompanhamento das
políticas de recursos humanos. Elaborar programas de
melhoria de desempenho, aproveitando o potencial e considerando os
aspectos motivacionais relacionados ao trabalho. Atua na
relação capital/trabalho no sentido de equacionar
e dar encaminhamento a conflitos organizacionais. Desempenha atividades
relacionadas ao recrutamento, seleção,
orientação e treinamento, análise de
ocupações e profissiográficas e no
acompanhamento de avaliação de desempenho de
pessoal, atuando em equipes multiprofissionais. Utiliza
métodos e técnicas da psicologia aplicada ao
trabalho, como entrevistas, testes, provas, dinâmicas de
grupo, etc. para subsidiar as decisões na área de
recursos humanos como: promoção,
movimentação de pessoal, incentivo,
remuneração de carreira,
capacitação e integração
funcional e promover, em conseqüência, a
auto-realização no trabalho.
Psicólogo especialista em
Psicologia de Trânsito
Procede ao estudo no campo dos processos
psicológicos, psicossociais e psicofísicos
relacionados aos problemas de trânsito; realiza
diagnóstico da estrutura dinâmica dos
indivíduos e grupos nos aspectos afetivos, cognitivos e
comportamentais; colabora na elaboração e
implantação de ações de
engenharia e operação de tráfego;
desenvolve ações sócio-educativas com
pedestres, ciclistas, condutores infratores e outros
usuários da via; desenvolve ações
educativas com: diretores e instrutores dos Centros de
Formação de Condutores, examinadores de
trânsito e professores dos diferentes níveis de
ensino; realiza pesquisas científicas no campo dos processos
psicológicos, psicossociais e psicofísicos, para
elaboração e implantação de
programas de saúde, educação e
segurança do trânsito; realiza
avaliação psicológica em condutores e
candidatos à carteira de habilitação;
participa de equipes multiprofissionais no planejamento e
realização das políticas de
segurança para o trânsito; analisa os acidentes de
trânsito, considerando os diferentes fatores envolvidos para
sugerir formas de evitar e/ou atenuar as suas incidências;
elabora laudos, pareceres psicológicos,
relatórios técnicos e científicos;
desenvolve estudos sobre o fator humano para favorecer a
elaboração e aplicação de
medidas de segurança; elabora e aplica técnicas
de mensuração das aptidões,
habilidades e capacidades psicológicas dos condutores e
candidatos à habilitação, atuando em
equipes multiprofissionais, para aplicar os métodos
psicotécnicos de diagnóstico; dialoga com os
profissionais da área médica e da
educação (instrutores /professores/examinadores)
por meio de estudos de caso de candidatos à Carteira
Nacional de Habilitação; desenvolve estudos de
campo e em laboratório, do comportamento individual e
coletivo em diferentes situações no
trânsito para sugerir medidas preventivas; estuda os efeitos
psicológicos do uso de drogas e outras substâncias
químicas na situação de
trânsito; presta assessoria e consultoria a
órgãos públicos e privados nas
questões relacionadas ao trânsito e transporte; e
atua como perito em exames de habilitação,
reabilitação ou readaptação
profissional.
Psicólogo
especialista em Psicologia Jurídica
Atua no âmbito da
Justiça, colaborando no planejamento e
execução de políticas de cidadania,
direitos humanos e prevenção da
violência, centrando sua atuação na
orientação do dado psicológico
repassado não só para os juristas como
também aos indivíduos que carecem de tal
intervenção, para possibilitar a
avaliação das características de
personalidade e fornecer subsídios ao processo judicial,
além de contribuir para a formulação,
revisão e interpretação das leis:
Avalia as condições intelectuais e emocionais de
crianças, adolescentes e adultos em conexão com
processos jurídicos, seja por deficiência mental e
insanidade, testamentos contestados, aceitação em
lares adotivos, posse e guarda de crianças, aplicando
métodos e técnicas psicológicas e/ou
de psicometria, para determinar a responsabilidade legal por atos
criminosos; atua como perito judicial nas varas cíveis,
criminais, Justiça do Trabalho, da família, da
criança e do adolescente, elaborando laudos, pareceres e
perícias, para serem anexados aos processos, a fim de
realizar atendimento e orientação a
crianças, adolescentes, detentos e seus familiares ; orienta
a administração e os colegiados do sistema
penitenciário sob o ponto de vista psicológico,
usando métodos e técnicas adequados, para
estabelecer tarefas educativas e profissionais que os internos possam
exercer nos estabelecimentos penais; realiza atendimento
psicológico a indivíduos que buscam a Vara de
Família, fazendo diagnósticos e usando
terapêuticas próprias, para organizar e resolver
questões levantadas; participa de audiência,
prestando informações, para esclarecer aspectos
técnicos em psicologia a leigos ou leitores do trabalho
pericial psicológico; atua em pesquisas e programas
sócio-educativos e de prevenção
à violência, construindo ou adaptando instrumentos
de investigação psicológica, para
atender às necessidades de crianças e
adolescentes em situação de risco, abandonados ou
infratores; elabora petições sempre que solicitar
alguma providência ou haja necessidade de comunicar se com o
juiz durante a execução de perícias,
para serem juntadas aos processos; realiza
avaliação das características das
personalidade, através de triagem psicológica,
avaliação de periculosidade e outros exames
psicológicos no sistema penitenciário, para os
casos de pedidos de benefícios, tais como
transferência para estabelecimento semi aberto, livramento
condicional e/ou outros semelhantes. Assessora a
administração penal na
formulação de políticas penais e no
treinamento de pessoal para aplicá las. Realiza pesquisa
visando à construção e
ampliação do conhecimento psicológico
aplicado ao campo do direito. Realiza orientação
psicológica a casais antes da entrada nupcial da
petição, assim como das audiências de
conciliação. Realiza atendimento a
crianças envolvidas em situações que
chegam às instituições de direito,
visando à preservação de sua
saúde mental. Auxilia juizados na
avaliação e assistência
psicológica de menores e seus familiares, bem como
assessorá-los no encaminhamento a terapia
psicológicas quando necessário. Presta
atendimento e orientação a detentos e seus
familiares visando à preservação da
saúde. Acompanha detentos em liberdade condicional, na
internação em hospital penitenciário,
bem como atuar no apoio psicológico à sua
família. Desenvolve estudos e pesquisas na área
criminal, constituindo ou adaptando o instrumentos de
investigação psicológica.
Psicólogo especialista em
Psicologia do Esporte
A
atuação do psicólogo do esporte
está voltada tanto para o esporte de alto rendimento,
ajudando atletas, técnicos e comissões
técnicas a fazerem uso de princípios
psicológicos para alcançar um nível
ótimo de saúde mental, maximizar rendimento e
otimizar a performance, quanto para a
identificação de princípios e
padrões de comportamentos de adultos e crianças
participantes de atividades físicas. Estuda, identifica e
compreende teorias e técnicas psicológicas que
podem ser aplicadas ao contexto do esporte e do exercício
físico, tanto em nível individual – o
atleta ou indivíduo praticante – como grupal
– equipes esportivas ou de praticantes de atividade
física. Sua atuação é tanto
diagnóstica, desenvolvendo e aplicando instrumentos para
determinação de perfil individual e coletivo,
capacidade motora e cognitiva voltada para a prática
esportiva, quanto interventiva atuando diretamente na
transformação de padrões de
comportamento que interferem na prática da atividade
física regular e/ou competitiva. Realiza estudos e pesquisas
individualmente ou em equipe multidisciplinar, observando o contexto da
atividade esportiva competitiva e não competitiva, a fim de
conhecer elementos do comportamento do atleta, comissão
técnica, dirigentes e torcidas; realiza atendimentos
individuais ou em grupo, empregando técnicas
psicoterápicas adequadas à
situação, com o intuito de preparar o desempenho
da atividade do ponto de vista psicológico; elabora e
participa de programas e estudos de atividades esportivas educacionais,
de lazer e de reabilitação, orientando a
efetivação do esporte não competitivo
de caráter profilático e recreacional, para
conseguir o bem-estar e qualidade de vida dos indivíduos;
desenvolve ações para a melhoria planejada e
sistemática das capacidades psíquicas individuais
voltadas para otimizar o rendimento de atletas de alto rendimento bem
como de comissões técnicas e dirigentes;
participa, em equipe multidisciplinar, da
preparação de estratégias de trabalho
objetivando o aperfeiçoamento e ajustamento do praticante
aos objetivos propostos, procedendo ao exame de suas
características psicológicas; participa,
juntamente com a equipe multidisciplinar, da
observação e acompanhamento de atletas e equipes
esportivas, visando o estudo das variáveis
psicológicas que interferem no desempenho de suas atividades
específicas como treinos e
competições. Orienta pais ou
responsáveis nas questões que se referem a
escolha da modalidade esportiva e a conseqüente
participação em treinos e
competições, bem como o desenvolvimento de uma
carreira profissional, e as implicações dessa
escolha no ciclo de desenvolvimento da criança. Colabora
para a compreensão e transformação das
relações de educadores e técnicos com
os alunos e atletas no processo de ensino e aprendizagem, e nas
relações inter e intrapessoais que ocorrem nos
ambientes esportivos. Colabora para a adesão e
participação aos programas de atividades
físicas da população em geral ou
portadora de necessidades especiais.
Psicólogo especialista em
Psicologia Clínica
Atua na área
específica da saúde, em diferentes contextos,
através de intervenções que visam
reduzir o sofrimento do homem, levando em conta a complexidade do
humano e sua subjetividade. Estas intervenções
tanto podem ocorrer a nível individual , grupal, social ou
institucional e implicam em uma variada gama de dispositivos
clínicos já consagrados ou a serem desenvolvidos,
tanto em perspectiva preventiva, como de diagnóstico ou
curativa. Sua atuação busca contribuir para a
promoção de mudanças e
transformações visando o benefício de
sujeitos, grupos, situações, bem como a
prevenção de dificuldades. Atua no estudo,
diagnóstico e prognóstico em
situações de crise, em problemas do
desenvolvimento ou em quadros psicopatológicos, utilizando,
para tal, procedimentos de diagnóstico
psicológico tais como: entrevista,
utilização de técnicas de
avaliação psicológica e outros.
Desenvolve trabalho de orientação, contribuindo
para reflexão sobre formas de enfrentamento das
questões em jogo. Desenvolve atendimentos
terapêuticos, em diversas modalidades, tais como psicoterapia
individual, de casal, familiar ou em grupo, psicoterapia
lúdica, terapia psicomotora, arteterapia,
orientação de pais e outros. Atua junto a equipes
multiprofissionais, identificando, compreendendo e atuando sobre
fatores emocionais que intervêm na saúde geral do
indivíduo, especialmente em unidades básicas de
saúde, ambulatórios e hospitais. Atua em
contextos hospitalares, na preparação de
pacientes para a entrada, permanência e alta hospitalar,
inclusive pacientes terminais, participando de decisões com
relação à conduta a ser adotada pela
equipe, para oferecer maior apoio, equilíbrio e
proteção aos pacientes e seus familiares.
Participa de instituições específicas
de saúde mental, como hospitais-dia, unidades
psiquiátricas e outros, podendo intervir em quadros
psicopatológicos, tanto individual como grupalmente,
auxiliando no diagnóstico e no esquema terapêutico
proposto em equipe. Atende a gestante, no acompanhamento ao processo de
gravidez, parto e puerpério, contribuindo para que a mesma
possa integrar suas vivências emocionais e corporais. Atua
junto aos indivíduos ou grupos na
prevenção, orientação e
tratamento de questões relacionadas a fases de
desenvolvimento, tais como adolescência, envelhecimento e
outros. Participa de programas de atenção
primária e centros e postos de saúde na
comunidade, organizando grupos específicos na
prevenção de doenças ou no
desenvolvimento de formas de lidar com problemas específicos
já instalados, procurando evitar seu agravamento em
contribuir ao bem estar psicológico. Acompanha programas de
pesquisa, treinamento e desenvolvimento de políticas de
saúde mental, participando de sua
elaboração, coordenação,
implementação e supervisão, para
garantir a qualidade da atenção à
saúde mental em nível de macro e microsistema.
Psicólogo especialista em
Psicologia Hospitalar
Atua
em instituições de saúde, participando
da prestação de serviços de
nível secundário ou terciário da
atenção a saúde. Atua
também em instituições de ensino
superior e/ou centros de estudo e de pesquisa, visando o
aperfeiçoamento ou a especialização de
profissionais em sua área de competência, ou a
complementação da formação
de outros profissionais de saúde de nível
médio ou superior, incluindo
pós-graduação lato e stricto sensu.
Atende a pacientes, familiares e/ou responsáveis pelo
paciente; membros da comunidade dentro de sua área de
atuação; membros da equipe multiprofissional e
eventualmente administrativa, visando o bem estar físico e
emocional do paciente; e, alunos e pesquisadores, quando estes estejam
atuando em pesquisa e assistência. Oferece e desenvolve
atividades em diferentes níveis de tratamento, tendo como
sua principal tarefa a avaliação e acompanhamento
de intercorrências psíquicas dos pacientes que
estão ou serão submetidos a procedimentos
médicos, visando basicamente a
promoção e/ou a recuperação
da saúde física e mental. Promove
intervenções direcionadas à
relação médico/paciente,
paciente/família, e paciente/paciente e do paciente em
relação ao processo do adoecer,
hospitalização e repercussões
emocionais que emergem neste processo. O acompanhamento pode ser
dirigido a pacientes em atendimento clínico ou
cirúrgico, nas diferentes especialidades médicas.
Podem ser desenvolvidas diferentes modalidades de
intervenção, dependendo da demanda e da
formação do profissional específico;
dentre elas ressaltam-se: atendimento psicoterapêutico;
grupos psicoterapêuticos; grupos de psicoprofilaxia;
atendimentos em ambulatório e Unidade de Terapia Intensiva;
pronto atendimento; enfermarias em geral; psicomotricidade no contexto
hospitalar; avaliação diagnóstica;
psicodiagnóstico; consultoria e interconsultoria. No
trabalho com a equipe multidisciplinar, preferencialmente
interdisciplinar, participa de decisões em
relação à conduta a ser adotada pela
equipe, objetivando promover apoio e segurança ao paciente e
família, aportando informações
pertinentes à sua área de
atuação, bem como na forma de grupo de
reflexão, no qual o suporte e manejo estão
voltados para possíveis dificuldades operacionais e/ou
subjetivas dos membros da equipe.
Psicólogo especialista em
Psicopedagogia
Atua
na investigação e
intervenção nos processos de aprendizagem de
habilidades e conteúdos acadêmicos. Busca a
compreensão dos processos cognitivos, emocionais e
motivacionais, integrados e contextualizados na dimensão
social e cultural onde ocorrem. Trabalha para articular o significado
dos conteúdos veiculados no processo de ensino, com o
sujeito que aprende na sua singularidade e na sua
inserção no mundo cultural e social concreto. Na
relação com o aluno, o profissional estabelece
uma investigação que permite levantar uma
série de hipóteses indicadoras das
estratégias capazes de criar a
intervenção que facilite uma
vinculação satisfatória ou mais
adequada para a aprendizagem. Ao lado desse aspecto, o profissional
também trabalha a postura, a disponibilidade e a
relação com a aprendizagem, afim de que o aluno
torne-se o agente de seu processo, aproprie-se do seu saber,
alcançando autonomia e independência para
construir seu conhecimento e exercitar-se na tarefa de uma correta
autovalorização. Na escola, o profissional
trabalha contribuindo com uma visão mais integrada da
aprendizagem, possibilitando a recondução e
integração do aluno na dinâmica escolar
facilitadora de seu desenvolvimento. Contribui na
detecção de problemas de aprendizagem do aluno,
atendendo-o em suas necessidades e permitindo sua permanência
no ensino regular. Nesse sentido sua intervenção
possibilita a redução significativa dos
índices de fracasso escolar. Atua utilizando instrumental
especializado, sistema específico de
avaliação e estratégias, capazes de
atender o aluno e sua individualidade, auxiliando em sua
produção escolar e para além dela,
colocando-os em contato com suas reações, diante
da tarefa e dos vínculos com o objeto do conhecimento. Dessa
forma, resgata, positivamente, o ato de aprender. O
psicólogo especialista em psicopedagogia, nesse processo,
promove: o levantamento, a compreensão e análise
das práticas escolares e suas relações
com a aprendizagem; o apoio psicopedagógico a todos os
trabalhos realizados no espaço da escola; a
ressignificação da unidade ensino/aprendizagem, a
partir das relações que o sujeito estabelece
entre o objeto de conhecimento e suas possibilidades de conhecer,
observar e refletir, a partir das informações que
já possui; a prevenção de fracassos na
aprendizagem e a melhoria da qualidade do desempenho escolar. Esse
trabalho pode ser desenvolvido em diferentes níveis,
propiciando aos educadores conhecimentos para: a
reconstrução de seus próprios modelos
de aprendizagem, de modo que, ao se perceberem também como
“aprendizes”, revejam seus modelos de ensinantes; a
identificação das diferentes etapas do
desenvolvimento evolutivo dos alunos e compreensão de sua
relação com a aprendizagem; o
diagnóstico do que é possível ser
melhorado no próprio ambiente escolar e do que precisa ser
encaminhado para profissionais fora da escola; a
percepção de como se processou a
evolução dos conhecimentos na história
da humanidade, para compreender melhor o processo de
construção de conhecimentos dos alunos; as
intervenções para a melhoria da qualidade do
ambiente escolar; a compreensão da competência
técnica e do compromisso político presentes em
todas as dimensões do sujeito. A partir da
eficiência constatada na prática profissional, o
psicólogo estrutura um corpo de conhecimentos e um vasto
campo de interligação e
produção de conhecimento sobre os
fenômenos envolvidos no processo de aprendizagem humana.
Psicólogo especialista em
Psicomotricidade
Atua
nas áreas de Educação,
Reeducação e Terapia Psicomotora, utilizando-se
de recursos para o desenvolvimento, prevenção e
reabilitação do ser humano. Participa de
planejamento, elaboração,
programação, implementação,
direção, coordenação,
análise, organização,
supervisão, avaliação de atividades
clínicas e parecer psicomotor em clínicas de
reabilitação, nos serviços de
assistência escolar, escolas especiais, hospitais
associações e cooperativas; presta auditoria,
consultoria, assessoria; dá assistência e
tratamento especializado, visando a preparação
para atividades esportivas, escolares e clínicas. Elabora
informes técnico-científicos, gerenciamento de
projetos de desenvolvimento de produtos e serviços,
assistência e educação psicomotora a
indivíduos ou coletividades, em
instituições públicas ou privadas,
estudos e pesquisas mercadológicas, estudos, trabalhos e
pesquisas experimentais e dá parecer
técnico-científico, desde que relacionadas com as
áreas de clínica, educação
e saúde em psicomotricidade. Por meio da
participação em equipes multidisciplinares,
criadas por entidades publicas ou privadas, planeja, coordena,
supervisiona, implementa, executa e avalia programas, cursos nos
diversos níveis, pesquisas ou eventos de qualquer natureza,
direta ou indiretamente relacionadas com atividades psicomotoras, que
envolvam os aspectos psíquicos, afetivos, relacionais,
cognitivos, mentais, junto a atividade corporal. Atua em projetos
pedagógicos das escolas, concentrando sua
ação na orientação dos
profissionais da instituição, mostrando a
importância dos aspectos do desenvolvimento psicomotor na
evolução do desenvolvimento infantil. Atua no
campo profilático (educativo e preventivo) nas creches,
escolas, escolas especiais e vem possibilitar ao sujeito um
desenvolvimento integrado às interfaces dos aspectos
afetivo, cognitivo e social, pela via da ação e
da atividade lúdica, que constituem os alicerces do acesso
ao pensamento. Este processo pode se dar individualmente ou em grupo
através das técnicas psicomotoras. Atua junto
à crianças em fase de desenvolvimento:
bebês de alto risco, crianças com
dificuldades/atrasos no desenvolvimento global; crianças
portadoras de necessidades especiais (deficiências
sensoriais, preceptivas, motoras, mentais e relacionais) em
conseqüência de lesões. Atua junto
à adultos portadores de deficiências sensoriais,
perceptivas, motoras, mentais e relacionais. Atua junto à
família na orientação de atividades
para estimular o desenvolvimento neuropsicomotor do paciente e na
verificação das dificuldades que possam estar
surgindo durante o processo terapêutico, utilizando-se de
técnicas especificas da psicomotricidade. Atua no
atendimento à 3º idade. Atua junto a escolas e
empresas, no diagnóstico das
situações-problema vivenciadas na
organização, objetivando a
conscientização da importância do
relacionamento humano, através de técnicas
psicomotoras que buscam o respeito do limite, da autonomia e do ritmo
de cada indivíduo.
Psicólogo especialista em
Psicologia Social
Atua
fundamentado na compreensão da dimensão subjetiva
dos fenômenos sociais e coletivos, sob diferentes enfoques
teóricos e metodológicos, com o objetivo de
problematizar e propor ações no âmbito
social. O psicólogo, nesse campo, desenvolve atividades em
diferentes espaços institucionais e comunitários,
no âmbito da Saúde,
Educação, trabalho, lazer, meio ambiente,
comunicação social, justiça,
segurança e assistência social. Seu trabalho
envolve proposições de políticas e
ações relacionadas à comunidade em
geral e aos movimentos sociais de grupos e ações
relacionadas à comunidade em geral e aos movimentos sociais
de grupos étnico-raciais, religiosos, de gênero,
geracionais, de orientação sexual, de classes
sociais e de outros segmentos socioculturais, com vistas à
realização de projetos da área social
e/ou definição de políticas
públicas. Realiza estudo, pesquisa e supervisão
sobre temas pertinentes à relação do
indivíduo com a sociedade, com o intuito de promover a
problematização e a
construção de proposições
que qualifiquem o trabalho e a formação no campo
da Psicologia Social.
Psicólogo especialista em
Neuropsicologia
Atua
no diagnóstico, no acompanhamento, no tratamento e na
pesquisa da cognição, das
emoções, da personalidade e do comportamento sob
o enfoque da relação entre estes aspectos e o
funcionamento cerebral. Utiliza-se para isso de conhecimentos
teóricos angariados pelas neurociências e pela
prática clínica, com metodologia estabelecida
experimental ou clinicamente. Utiliza instrumentos especificamente
padronizados para avaliação das
funções neuropsicológicas envolvendo
principalmente habilidades de atenção,
percepção, linguagem, raciocínio,
abstração, memória, aprendizagem,
habilidades acadêmicas, processamento da
informação,
visuoconstrução, afeto,
funções motoras e executivas. Estabelece
parâmetros para emissão de laudos com fins
clínicos, jurídicos ou de perícia;
complementa o diagnóstico na área do
desenvolvimento e aprendizagem. O objetivo teórico da
neuropsicologia e da reabilitação
Neuropsicológica é ampliar os modelos
já conhecidos e criar novas hipóteses sobre as
interações cérebro-comportamentais.
Trabalha com indivíduos portadores ou não de
transtornos e seqüelas que envolvem o cérebro e a
cognição, utilizando modelos de pesquisa
clínica e experimental, tanto no âmbito do
funcionamento normal ou patológico da
cognição, como também estudando-a em
interação com outras áreas das
neurociências, da medicina e da saúde. Os
objetivos práticos são levantar dados
clínicos que permitam diagnosticar e estabelecer tipos de
intervenção, de
reabilitação particular e específica
para indivíduos e grupos de pacientes em
condições nas quais: a) ocorreram
prejuízos ou modificações cognitivas
ou comportamentais devido a eventos que atingiram primária
ou secundariamente o sistema nervoso central; b) o potencial adaptativo
não é suficiente para o manejo da vida
prática, acadêmica, profissional, familiar ou
social; ou c) foram geradas ou associadas a problemas
bioquímicos ou elétricos do cérebro,
decorrendo disto modificações ou
prejuízos cognitivos, comportamentais ou afetivos.
Além do diagnóstico, a Neuropsicologia e sua
área interligada de Reabilitação
Neuropsicológica visam realizar as
intervenções necessárias junto ao
paciente, para que possam melhorar, compensar, contornar ou adaptar-se
às dificuldades; junto aos familiares, para que atuem como
co-participantes do processo reabilitativo; junto a equipes
multiprofissionais e instituições
acadêmicas e profissionais, promovendo a
cooperação na inserção ou
re-inserção de tais indivíduos na
comunidade quando possível, ou ainda, na
adaptação individual e familiar quando as
mudanças nas capacidades do paciente forem mais permanentes
ou a longo prazo. Ainda no plano prático, fornece dados
objetivos e formula hipóteses sobre o funcionamento
cognitivo, atuando como auxiliar na tomada de decisões de
profissionais de outras áreas, fornecendo dados que
contribuam para as escolhas de tratamento medicamentoso e
cirúrgico, excetuando-se as psicocirurgias, assim como em
processos jurídicos nos quais estejam em questão
o desempenho intelectual de indivíduos, a capacidade de
julgamento e de memória. Na interface entre o trabalho
teórico e prático, seja no diagnóstico
ou na reabilitação, também desenvolve
e cria materiais e instrumentos, tais como testes, jogos, livros e
programas de computador que auxiliem na avaliação
e reabilitação dos pacientes. Desenvolve
atividades em diferentes espaços: a)
instituições acadêmicas, realizando
pesquisa, ensino e supervisão; b)
instituições hospitalares, forenses,
clínicas, consultórios privados e atendimentos
domiciliares, realizando diagnóstico,
reabilitação, orientação
à família e trabalho em equipe multidisciplinar.