A psicoterapia não é facilmente descrita em declarações gerais. Isso varia dependendo das personalidades do psicólogo e do paciente e dos problemas específicos que você está vivenciando. Existem muitos métodos diferentes que eu posso usar para lidar com os problemas que você espera resolver. A psicoterapia não é como uma visita médica - é um processo interativo e confio na sua experiência dentro e fora do meu consultório para nos guiar. A terapia deve ser um lugar seguro e confortável, onde você se sinta compreendido e apoiado para abordar elementos de sua vida que têm assustado e prendendo você.
Eu tenho que falar tudo? Eu não gosto de me sentir julgado.
Às vezes as pessoas podem se sentir desconfortáveis com a intensidade da terapia. Eu trabalho duro para evitar aumentar a ansiedade em uma situação que já é desconfortável para muitos, e acredito que ser um participante engajado é uma parte importante disso. Enquanto você deve estar preparado para falar sobre si mesmo sobre os sentimentos e situações que você está enfrentando em sua vida, você também deve esperar se sentir compreendido. Ao escutar ativamente, meu objetivo é expressar a compreensão de uma forma que o consolide e fortaleça. Quando tenho ideias ou pensamentos sobre padrões que noto, vou compartilhá-los abertamente com você. Não apenas confio em sua experiência para guiar e determinar a validade de nosso foco, mas também pretendo demonstrar o processo de insight para que, finalmente, você possa continuar esse processo sozinho.
Será que vou me sentir melhor através da terapia?
A psicoterapia pode trazer benefícios e riscos. Como a terapia geralmente envolve discutir aspectos desagradáveis da sua vida, você pode experimentar sentimentos desconfortáveis como tristeza, culpa, raiva, frustração, solidão e desamparo. Por outro lado, a psicoterapia também demonstrou ter muitos benefícios. A terapia geralmente leva a melhores relacionamentos, soluções para problemas específicos e reduções significativas nos sentimentos de angústia. Sentir-se compreendido e apoiado no trabalho através de sentimentos desconfortáveis geralmente ajuda a reduzir o desconforto dos sentimentos e é um objetivo importante de cada sessão.
Como posso decidir se você é o terapeuta certo para mim?
Terapia envolve um grande compromisso de tempo, dinheiro e energia, então você deve ter muito cuidado com o terapeuta que você selecionou. A melhor maneira de saber se podemos ser uma boa equipe é nos encontrar para uma consulta, para que possamos discutir suas necessidades, meu senso de como eu posso ajudar e, mais importante, determinar seu nível de conforto ao seguir em frente. Na prática, trato esta consulta tanto quanto possível, como uma sessão de terapia típica, para que você possa ter uma noção precisa do que é trabalhar comigo e, idealmente, deixar a sessão sentindo algum benefício. Como o tempo não nos permitirá cobrir todas as áreas de sua vida que estão causando sua aflição em uma primeira sessão, é normal sentir que não cobrimos tudo. Preparar esses detalhes levará algum tempo e faz parte do processo inicial da terapia. Para determinar se eu sou o ajuste certo para você, acho que ajuda a refletir sobre seus sentimentos sobre sentar-se comigo na consulta. Pesquisas e experiências clínicas mostram que as pessoas obtêm o máximo benefício da terapia quando se sentem confortáveis com o terapeuta. Seja na consulta ou na estrada, se você tiver dúvidas sobre meus procedimentos, devemos discuti-los sempre que surgirem. A terapia é um processo colaborativo que depende do seu envolvimento para ser eficaz!
O que vamos trabalhar, e quanto tempo vai demorar?
Se decidirmos seguir em frente, as próximas sessões envolverão uma avaliação mais completa de suas necessidades e histórico relevante. No final da avaliação, poderei oferecer-lhe algumas impressões iniciais sobre o que o nosso trabalho incluirá e um plano de tratamento a seguir. Como com todas as interações que teremos, contarei com suas percepções e sentimentos para nos guiar dentro e entre as sessões. A duração da terapia varia individualmente, mas geralmente depende das metas que identificamos e da eficiência com a qual você é capaz de aprender o que você aprende na terapia com sua vida exterior. Terminar a terapia é uma parte fortalecedora do processo e uma meta que é ativamente trabalhada. Quanto mais você colocar em terapia, mais você vai sair dela!
E quanto a medicação vs psicoterapia?
Pesquisas mostraram que a combinação de medicação e psicoterapia fornece a maior solução a longo prazo para os problemas mentais e emocionais e a dor que eles causam. Nem todos os sintomas se prestam à medicação, mas muitos fazem. A medicação pode fornecer alívio importante dos sintomas, permitindo que a pessoa funcione e tire o máximo proveito da terapia. No entanto, a medicação só pode ajudar muito e não é necessária para alcançar resultados terapêuticos positivos. A terapia aborda a causa de nossa angústia e os padrões de comportamento que limitam nosso progresso. O crescimento sustentável e uma maior sensação de bem-estar são frequentemente alcançados com uma abordagem integradora do bem-estar. Dependendo de seus sintomas, eu recomendo que você consulte seu médico ou psiquiatra para determinar se uma combinação de medicação e terapia é adequada para você.
Por que as pessoas vão para terapia?
As pessoas buscam a terapia por vários motivos. Alguns se beneficiam da ajuda em passar por uma grande transição de vida (desemprego, divórcio, novo emprego, etc.), especialmente quando eles não lidam com situações estressantes como gostariam. Algumas pessoas precisam de assistência para gerenciar uma série de outras questões, como baixa autoestima, depressão, ansiedade, problemas de relacionamento, decisões de carreira, problemas de atenção e bloqueios criativos. Terapia pode ajudar a fornecer algum incentivo muito necessário e ajudar com habilidades para obtê-los através destes períodos. Outros podem estar em um ponto onde eles estão prontos para aprender mais sobre si mesmos ou querem ser mais eficazes com seus objetivos na vida. Todas as pessoas que procuram psicoterapia compartilham o desejo de enfrentar os desafios da vida e fazer mudanças positivas em suas vidas.
Quando e com que frequência nos encontraremos?
Se a psicoterapia for iniciada, você e eu concordaremos em um horário de reunião regular, e minha avaliação continuará por mais 2 a 4 sessões. Na maioria dos casos, nos reuniremos semanalmente, embora freqüências alternativas possam ser consideradas. A hora normal (50 minutos) em que concordamos será considerada sua hora e não será reprogramada ou cancelada, exceto com aviso prévio significativo. Devido à natureza de uma prática de psicoterapia, devo seguir firmemente as diretrizes de tempo, e as sessões estão programadas para 50 minutos. Assim, se você está atrasado para uma sessão agendada, o tempo será perdido para aquela sessão. Se eu estiver atrasado para uma sessão, compensarei o tempo perdido para ajustar a taxa de acordo. Se uma sessão durar mais de 60 minutos, cobrarei o tempo extra de acordo.
E se eu tiver que cancelar uma sessão?
Como esse horário não pode ser oferecido a ninguém, devo solicitar 48 horas de antecedência para o cancelamento de uma sessão. Se você não ligar para cancelar dentro de 48 horas (dois dias) de uma sessão agendada, a taxa total será cobrada. É importante observar que as companhias de seguro não fornecem reembolso para sessões canceladas. Eu sempre farei o meu melhor para oferecer outro horário naquela semana para reprogramar o compromisso quando houver tempo disponível. No entanto, não posso garantir que o reescalonamento seja possível.